terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mini voleibol no Brasil



Mini voleibol no Brasil (parte II)

CRONOLOGIA
1974 - Primeiro contato do autor com o mini vôlei, curso em Recife (PE), Sesi Nacional. Curso no Sesi, em Santo André (SP).
1975 - 1° Simpósio Mundial, em Ronneby, Suécia, com a participação do Autor, que realizou palestra sobre o emprego do jogo de peteca na iniciação ao vôlei. Nesta palestra o intérprete foi o Sr. Rubén Acosta H., à época, vice-presidente da FIVB.
1976 - Autor participa do lançamento do mini vôlei em Congresso Técnico do Campeonato Brasileiro de Vôlei Masculino, Florianópolis (SC). Proposta do SESI Nacional à CBV de formação de um setor que gerenciasse e incrementasse o mini vôlei no País. Era diretor-técnico da CBV Ary da Silva Graça Filho, que aventou o nome de Heckel de Miranda Raposo para o cargo.
1978 - Autor encaminha projeto de mini vôlei para a CBV.
1981 - Aulas de apresentação do mini vôlei no Curso de Técnica da UERJ, Rio, sendo titular o Professor Paulo Matta.
1984 - Autor é convidado especial ao 1° Simpósio Nacional de Mini Vôlei, Buenos Aires, Argentina. Autor realiza a 1ª Clínica de Mini Vôlei na AABB, Rio de Janeiro, com participação de Nuzman (CBV), Delano (FMV), Paulo Matta (UERJ), Célio Cordeiro (UGF) e Paulo Márcio (supervisor técnico da CBV).
1988 - Autor apresenta projeto à CBV para produção de Festival (dez mil crianças) na praia durante o Mundial de 90, no Rio.
1990 - Palestra sobre mini vôlei na Escola de Educação Física do Exército para o Curso de Instrutores de Educação Física.
1991 - Clínica de mini vôlei na praia para 1.200 crianças, simultaneamente, em Fortaleza, Recife, João Pessoa e Niterói, com apoio da Secretaria de Esportes da Presidência da República (Zico) e da CBV (Nuzman).
1992 - Livre iniciativa do Autor com a produção de cursos regulares na praia de Icaraí, Niterói, duração de cinco anos, com aulas para até 400 alunos.
1995 - Cessão de material para Bernardinho, no Centro de Excelência “Rexona” – Curitiba (PR) . 1ª Clínica de minivôlei na praia de Copacabana, Rio, com a Fundação Rio Esportes, 300 alunos.
1996 - Autor lança site na Internet: www.urbi.com.br/users/pimentel
1997 - Autor é convidado para coordenador–técnico da CBV para programa de iniciação com mini vôlei (Vivavolei) .
1998 - 1° Festival de Mini Vôlei, 108 escolares do Rio e de Niterói, com permissão da FIVB, após Brasil x Rússia, Liga Mundial, Maracanãzinho. Autor realiza “aulas-demonstração” do método em dezenas de escolas do Rio e Niterói. Feira Olímpica, “Um Dia na Praia”, mini vôlei em Copacabana, COB, 300 crianças.
1999 - Programa Prospecção de Talentos – com base nas “impressões digitais” – é entregue ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), produzido pelo Autor e o Doutor Professor José Fernandes Filho.


Autor realizou aulas de demonstração do método na Universidade Gama Filho (3 aulas), na UFRJ (2 aulas) e na Universidade Estadual de Santa Catariana - UDESC (2).

4 comentários:

  1. adorei esse site e d + e show
    adorooooooooooooooooooooooooo
    isso! eu amo vcs
    bjssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. como disse adogoooooooooooooooooooooooooooooo
    isso

    ResponderExcluir
  3. Ola Roberto,

    Me interessei bastante pelo minivolei, meu filho de 10 anos tem muita dificuldade com os esportes. Você poderia indicar algum lugar aqui em São Paulo (capital)?
    obrigada Flávia

    ResponderExcluir