domingo, 17 de janeiro de 2010

Aprender a ensinar o voleibol

Mário Filho, ao centro, nos Jogos da Primavera, recebe parte da delegação da SOGIPA, vendo-se Marina Celistre (1ª à esquerda), que viria para o voleibol do Flamengo e seleções brasileiras.


Palavras-chave: Técnicas e modelos de ensino. Jogos desportivos. 1º Torneio de Volleyball de Praia. Memória e esporte.

O trabalho se acumula e muita coisa quero colocar neste blogue. Percebo que o espaço está diminuto e vejo a necessidade de ampliá-lo para maior conforto dos internautas. Assim, estou diligenciando para acrescentar um novo endereço brevemente. Aguardem. Enquanto isto, tomem conhecimento de algumas das minhas atividades:
1. Técnicas de Ensino do Voleibol. Na mais recente contribuição para os leitores do www.sovolei.com/TempoTécnico (um site português em que sou colaborador), e em especial para os que estão envolvidos na aprendizagem da modalidade , abordo várias vertentes das Técnicas de Ensino do Voleibol. Da pedagogia do exercício, ao esforço e satisfação, passando pelo comportamento emocional e aperfeicoamento técnico, são alguns dos temas sobre os quais deixo uma reflexão e opinião, aberta à discussão de todos.
2. Modelos de Ensino, Universidade do Porto.
Foi postado no site do CEV (Centro Esportivo Virtual), do qual também participo, um convite à discussão de trabalho orientado pela Professora Doutora Isabel M. R. Mesquita, titular da cadeira de voleibol na Faculdade de Desporto, Universidade do Porto (Portugal) intitulado "Modelos de ensino dos jogos desportivos: investigação e ilações para a prática". Contou com a colaboração de Felismina R. M. Pereira e Amândio B. dos Santos Graça. Pretendo preparar comentários a respeito.
3. História do Voleibol de Praia no Rio de Janeiro. Estarei relembrando "notícias" sobre o início dos Jogos de Praia promovidos por Mário Filho através do Jornal dos Sports. O primeiro Torneio foi realizado em Copacabana (Posto 4), em 1946, com a "concorrência numerosa de um público entusiasta e seleto, inclusive inúmeras famílias, a presença da maioria em traje de banho de mar, a variedade dos chapéus de sol, o bom gosto que presidiu a ornamentação do 'estádio' improvisado na areia, o sensacionalismo dos jogos e o cavalheirismo que imperou tanto dos disputantes quanto da assistência, enfim, tudo se congregou para garantir cem por cento de êxito da festa do volley de praia. A participação da mais alta autoridade desportiva do país, Dr. João Lyra Filho, presidente do Conselho Nacional de Desportos, por si só emprestaria especial importância à festa inaugural do Torneio de Volleyball de Praia, de iniciativa do Jornal dos Sports. Deve, pois, ser apontado como um verdadeiro acontecimento social-desportivo, a festa que marcou a abertura do certame".
4. Memória e esporte. "A memória ajuda a definir quem somos. Na verdade, nada é mais essencial para a identidade de uma pessoa do que o conjunto de experiências armazenadas em sua mente. E a facilidade com que ela acessa esse arquivo é vital para que possa interpretar o que está à sua volta e tomar decisões". A patir da excelente reportagem da revista Veja (Edição 2147/13 de janeiro de 2010) estarei me aprofundando na sua importância para o desenvolvimento do indivíduo. É uma área que certamente estarei solicitando apoio a especialistas do assunto, como a Dra. Suzana Herculano e escritos de Vygotsky. E não se esqueçam, conto com o apoio, incentivo e, principalmente, a ajuda de todos. Participe, sugira um tema. Sua participação é valiosíssima. Até lá.








Nenhum comentário:

Postar um comentário