quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ensinar é uma arte



Foto: Visita de Bené, Bernardinho e Tabach ao Projeto Mini Voleibol do Prof. Roberto Pimentel, Praia de Copacabana, RJ, 1995.

Este blog está colocado à sua disposição para trocarmos ideias. Minha intenção é compartilhar conhecimento e experiências com todos aqueles que se interessam pelo ensino dos desportos, especialmente o voleibol. Se necessitar indagar algo, tirar alguma dúvida ou mostrar suas atividades manifeste-se, entre em contato.

A divulgação da interpretação de fatos que vivenciei ao longo dos anos será tratada à luz da psicologia pedagógica e compartilhada com todos. Nesta ação espero diagnosticar as necessidades de cada aprendiz – professor ou aluno – e como atendê-las depois de descobertas. Em alguns momentos de reflexão fico a pensar se tais exigências podem ser consideradas realizáveis quando um único adulto tem a obrigação de atingir metas a serviço de vinte, trinta e, até mesmo milhares de crianças.
A ideia inicial recaiu após minha leitura do trabalho de alguns estudantes portugueses sobre G. Pólya. Ele nos leva a pensar no significado de certos conceitos e nos convida a ilustrá-los concretamente com base na nossa própria história. Como você neste momento também participa desta conversa, aguardarei sua opinião e assim, juntos, passarmos a compartilhar novos conhecimentos em auxílio à “arte de ensinar”.
George Pólya (1887-1985
) foi um matemático húngaro. Não é sempre que um grande matemático se interessa pelos currículos e pelos métodos de ensino da matemática no ensino secundário. A esse respeito, Pólya é quase uma exceção. Daí o interesse das traduções de dois célebres textos sobre o ensino da matemática: How to solve it (1945) – em que nos diz como resolver problemas de todos os tipos, mesmo os que não são de matemática – e o capítulo XIV do livro Mathematical Discovery (1962-64). As traduções foram realizadas por Elisa Mosquito, Ricardo Incácio, Teresa Ferreira e Sara Cravo. A revisão, por Olga Pombo. Peço permissão aos pesquisadores portugueses que me proporcionaram conhecer parte do pensamento de Pólya para estabelecer um pretenso diálogo construtivo com professores brasileiros a respeito do ensino do desporto em geral e a prática escolar. Àqueles que me honram com a sua leitura, minhas desculpas por estar falando na primeira pessoa, a intenção é relatar experiências e, em contrapartida, “ouvir” o que têm a me contar.

Educar é contar histórias?
Nas páginas que se seguem realizo uma digressão pedagógica aplicável a qualquer desporto, especialmente o voleibol, minha praia. Para os que julgarem pertinente, sirva este diálogo com Pólya (e outros mestres) de transposição para um ensino mais eficiente, original e criativo. Assim, considerem essas histórias apenas e acerca da minha experiência e opinião. Estarei aguardando suas considerações.

6 comentários:

  1. Caro Professor Roberto Pimentel: muito bom que você vire blogueiro e divida sua rica experiência com os leitores de bom gosto que acessarem seus textos. Estarei fielmente entre eles. Parabéns pela iniciativa. Arlindo Lopes Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Olá professor Roberto Pimentel, sou professor em escolas aqui em Franca-SP, fiquei curioso em relação aos conhecimentos que vc divulgou neste blog, gostaria de poder aprender algo mais com o sr., vc vai disponibilizar estes textos neste blog ou pode enviar por email??, meu contato le_educa@hotmail.com, eu aqui em franca ja tive algumas pequenas experiencias com volei de quadra na escola que leciono, espero seu retorno...

    ResponderExcluir
  3. Arlindo,
    Agradeço o apoio e estarei me esforçando paa bem servir àqueles que me procurarem.

    Leandro,
    Este blog está voltado para vocês, professores. Espero contar sempre com a sua presença aqui. Tenho já uma programação a cumprir; caso tenha alguma dúvida ou deseje expressar opinião, faça-o sem cerimônia.
    Roberto Pimentel.

    ResponderExcluir
  4. Parabens professor, fico feliz pelo seu blog.Vamos manter mais contatos diretos por ele. Fico feliz por saber que podemos manter informações e trocar experiencias. Irei divulgar no meu blog o seu.
    Boa sorte nessa nova aventura.
    Cláudio Brito
    www.wordpress.com/dioj

    ResponderExcluir
  5. Roberto Pimentel, fico feliz em está tomando conhecimento de práticas tão ricas vivenciadas por você, como pedagoga sei a importância da interação dos demais profissionais educadores e nada como um blog como esse para encurtar a distância e fazer com que as experiências sejam compartilhadas.
    Abraços primo!!!! nem sei se somos, mas...de qualquer forma já estou me intitulando!!!

    Maria Augusta Pimentel

    ResponderExcluir
  6. Prezada 'prima' Maria Augusta,
    Recebo com muita honra seus primeiros comentários que me estimulam a continuar nesta empreitada de compartilhar boas experiências. Espero que também nos contemple com suas observações nos demais artigos.
    Roberto Pimentel.

    ResponderExcluir