terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Mini voleibol no Brasil
Mini voleibol no Brasil (parte II)
CRONOLOGIA
1974 - Primeiro contato do autor com o mini vôlei, curso em Recife (PE), Sesi Nacional. Curso no Sesi, em Santo André (SP).
1975 - 1° Simpósio Mundial, em Ronneby, Suécia, com a participação do Autor, que realizou palestra sobre o emprego do jogo de peteca na iniciação ao vôlei. Nesta palestra o intérprete foi o Sr. Rubén Acosta H., à época, vice-presidente da FIVB.
1976 - Autor participa do lançamento do mini vôlei em Congresso Técnico do Campeonato Brasileiro de Vôlei Masculino, Florianópolis (SC). Proposta do SESI Nacional à CBV de formação de um setor que gerenciasse e incrementasse o mini vôlei no País. Era diretor-técnico da CBV Ary da Silva Graça Filho, que aventou o nome de Heckel de Miranda Raposo para o cargo.
1978 - Autor encaminha projeto de mini vôlei para a CBV.
1981 - Aulas de apresentação do mini vôlei no Curso de Técnica da UERJ, Rio, sendo titular o Professor Paulo Matta.
1984 - Autor é convidado especial ao 1° Simpósio Nacional de Mini Vôlei, Buenos Aires, Argentina. Autor realiza a 1ª Clínica de Mini Vôlei na AABB, Rio de Janeiro, com participação de Nuzman (CBV), Delano (FMV), Paulo Matta (UERJ), Célio Cordeiro (UGF) e Paulo Márcio (supervisor técnico da CBV).
1988 - Autor apresenta projeto à CBV para produção de Festival (dez mil crianças) na praia durante o Mundial de 90, no Rio.
1990 - Palestra sobre mini vôlei na Escola de Educação Física do Exército para o Curso de Instrutores de Educação Física.
1991 - Clínica de mini vôlei na praia para 1.200 crianças, simultaneamente, em Fortaleza, Recife, João Pessoa e Niterói, com apoio da Secretaria de Esportes da Presidência da República (Zico) e da CBV (Nuzman).
1992 - Livre iniciativa do Autor com a produção de cursos regulares na praia de Icaraí, Niterói, duração de cinco anos, com aulas para até 400 alunos.
1995 - Cessão de material para Bernardinho, no Centro de Excelência “Rexona” – Curitiba (PR) . 1ª Clínica de minivôlei na praia de Copacabana, Rio, com a Fundação Rio Esportes, 300 alunos.
1996 - Autor lança site na Internet: www.urbi.com.br/users/pimentel
1997 - Autor é convidado para coordenador–técnico da CBV para programa de iniciação com mini vôlei (Vivavolei) .
1998 - 1° Festival de Mini Vôlei, 108 escolares do Rio e de Niterói, com permissão da FIVB, após Brasil x Rússia, Liga Mundial, Maracanãzinho. Autor realiza “aulas-demonstração” do método em dezenas de escolas do Rio e Niterói. Feira Olímpica, “Um Dia na Praia”, mini vôlei em Copacabana, COB, 300 crianças.
1999 - Programa Prospecção de Talentos – com base nas “impressões digitais” – é entregue ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), produzido pelo Autor e o Doutor Professor José Fernandes Filho.
Autor realizou aulas de demonstração do método na Universidade Gama Filho (3 aulas), na UFRJ (2 aulas) e na Universidade Estadual de Santa Catariana - UDESC (2).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
adorei esse site e d + e show
ResponderExcluiradorooooooooooooooooooooooooo
isso! eu amo vcs
bjssssssssssssssssssss
como disse adogoooooooooooooooooooooooooooooo
ResponderExcluirisso
oi (:
ResponderExcluirOla Roberto,
ResponderExcluirMe interessei bastante pelo minivolei, meu filho de 10 anos tem muita dificuldade com os esportes. Você poderia indicar algum lugar aqui em São Paulo (capital)?
obrigada Flávia